Unidade móvel que leva comida, roupa limpa e assistência psicológica às vítimas de calamidades recebeu melhorias antes de voltar às estradas
Uma carreta feita especialmente para atender comunidades afetadas por calamidades em território brasileiro foi completamente restaurada por uma empresa de Bauru e está recebendo os últimos retoques antes de pegar a estrada novamente. Cada metro quadrado da carreta foi planejado para prover todo suporte necessário ao trabalho voluntário oferecido por meio dela.
A unidade móvel tem 14 metros de comprimento e é equipada com uma cozinha industrial capaz de preparar 300 refeições por período, no almoço e no jantar. No café da manhã, é possível servir 500 lanches com leite e café. Em momentos de emergências, a carreta pode fornecer até 1.500 refeições por dia. Além da cozinha, a unidade conta ainda com uma lavanderia industrial com capacidade para lavar e secar 40 quilos de roupas por hora. Há também uma sala reservada para atendimento psicológico e acolhimento das vítimas.
A Carreta Solidária, como é chamada, foi idealizada pela Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (Adra) após o desastre ocorrido em Mariana (MG), em 2015, quando houve o rompimento da barragem de rejeitos de mineração, deixando 19 pessoas mortas e mais de 600 famílias desabrigadas. No ano seguinte, a unidade móvel estava pronta para atuar em todo o Brasil em apoio às comunidades afetadas por essas calamidades.
Desde então, a carreta auxiliou no atendimento às vítimas de tragédias como a de Brumadinho (MG), em 2019, e de Petrópolis (RJ), no início deste ano, além de prestar socorro às famílias afetadas por deslizamentos de terra em São Paulo, pelas enchentes na Bahia e também em apoio no combate ao coronavírus. “Uma das experiências que mais me marcou foi o atendimento que fizemos em Brumadinho. Devido ao tamanho do desastre e à mobilização do voluntariado, eu vivi uma experiência que mudou minha maneira de pensar e sentir”, relembra Cristiane Maximiano, coordenadora da unidade móvel.
Com a temporada de chuvas chegando, o risco de novas enchentes e deslizamentos de terra aumenta. Após passar por uma completa restauração, a carreta está praticamente pronta para voltar às estradas. De acordo com Robson Igepi, diretor-executivo da Athos Brasil, empresa responsável pelas melhorias feitas na Carreta Solidária, a unidade móvel recebeu um revestimento novo, composto por material que não absorve água e é de fácil assepsia e limpeza.
O piso também foi substituído por um material novo e o sistema de iluminação foi refeito, o que melhorou a luminosidade interna. O ambiente passa a contar ainda com novos armários, que aumentarão a capacidade de armazenamento de materiais necessários para os atendimentos.
Robson conta que a carreta chegou à empresa com diversos pontos de infiltração em razão da utilização de um alto volume de água para os serviços da cozinha e da lavanderia. Também foi renovada toda a pintura e melhorada a adaptação dos móveis. Com as alterações realizadas, Robson afirma que a carreta está preparada para reiniciar, por mais um bom tempo, seu suporte ao trabalho de amparo social e psicológico às vítimas de tragédias em solo brasileiro.
Sobre a Athos Brasil
Fundada em 2001 e com sede própria em Bauru, a Athos Brasil projeta e produz unidades móveis para atender às mais diversas necessidades do mercado. A empresa possui uma equipe de especialistas preparada para tirar do papel os projetos empreendedores de seus clientes, auxiliando em suas operações diárias com o uso de veículos inteligentes e funcionais. Os veículos produzidos pela Athos Brasil respeitam a todas as normas técnicas vigentes, atendendo na íntegra a legislação brasileira. Foi a primeira do setor a receber o certificado ISO 9001, que faz com que o seu sistema de gestão de qualidade seja reconhecido mundialmente. Para mais informações acesse https://athosbrasil.com.br.
Veja a matéria completa em diversos portais:
02/12 – Portal On Truck