Dia Nacional da Mamografia: como as unidades móveis podem ser aliadas da saúde da mulher

O Dia Nacional da Mamografia, celebrado neste 5 de fevereiro, foi instituído no Brasil com o intuito de chamar a atenção para o papel fundamental que o exame exerce no diagnóstico precoce do câncer de mama.

Tratando-se do tipo de câncer que mais acomete mulheres no mundo, foram mais de 66 mil novos casos identificados no decorrer do ano de 2021 no território nacional segundo os dados divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA). A doença, ainda de acordo com o INCA, ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no país.

Assim, se as estatísticas alertam para a posição central deste quadro enquanto um problema de saúde pública, os números também reforçam a importância do diagnóstico precoce, tendo em vista que cerca de 95% dos casos detectados no início têm possibilidade de cura. E é nesse ponto que a mamografia e as unidades móveis da Athos Brasil atuam com soluções seguras e inovadoras!

Unidade Móvel de Mamografia Athos Brasil

Mamografia Móvel e Saúde da Mulher

A mamografia nada mais é do que uma radiografia das mamas realizada por meio do mamógrafo, um equipamento de raios-x habilitado para a identificação de alterações relacionadas ao câncer antes mesmo do surgimento de sintomas. Por isso, é recomendada para mulheres na faixa etária entre 50 e 69 anos.

Dessa maneira, a mamografia é classificada como de rastreamento quando não há sinais de alerta – é um exame de rotina – e como diagnóstica quando há o intuito de investigar a existência de lesões suspeitas motivadas pelo aparecimento dos sintomas.

Diante deste contexto, as unidades móveis da Athos Brasil voltadas à saúde da mulher são equipadas com mamógrafo de última geração, possibilitando resultados mais ágeis e permitindo ações imediatas. Além do espaço para a mamografia, as unidades contam com salas de comando, de espera/recepção e para outros exames ginecológicos, bem como consultórios médico e ginecológico e opção de plataforma PNE.

Unidade Móvel de Saúde da Mulher Athos Brasil vista por dentro

Capaz de chegar e atuar em territórios dos mais afastados até os grandes centros urbanos, a saúde itinerante torna os exames e as consultas mais acessíveis a todas as mulheres brasileiras, evidenciando a responsabilidade social das unidades móveis.

As unidades da Athos são adaptadas para proporcionar aos mais diversos empreendimentos, desde o setor público até o privado, versatilidade e mobilidade, inovando em soluções tecnológicas e de alta qualidade com projetos que prezam pelo conforto e pela segurança dos usuários.

Unidade de Mamografia vista de cima

É importante ressaltar que todas as unidades móveis da Athos Brasil na área da saúde da mulher atendem de forma rigorosa todos os critérios da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e os padrões da legislação vigente para este tipo de exame. Além disso, a Athos é credenciada pelo DENATRAN para fabricação de reboque e semirreboque, conforme a Resolução nº24 e NBR 6066, e é detentora do Certificado de Adequação à Legislação de Trânsito (CAT) e do Certificado de Capacitação Técnica (CCT), de acordo com a Resolução do CONTRAN nº 369 de 24/11/10.