Unidade Móvel produzida pela Athos Brasil atua na tragédia de Petrópolis

O Pet Móvel projetado e desenvolvido pela Athos Brasil para o SENAC RJ foi colocado à disposição da Secretaria de Agricultura do Estado em uma parceria firmada para ajudar animais resgatados em Petrópolis. A cidade da região Norte do Rio de Janeiro foi seriamente afetada pelas chuvas da última semana, e os bichos também foram vítimas da tragédia.

Unidade Pet Móvel em Petrópolis(Foto: Reprodução Diário do Rio)

A estrutura do micro-ônibus adaptado pela Athos é utilizada para dar banho nos animais domésticos recolhidos por voluntários, organizações não governamentais e instituições de proteção. O veículo foi deslocado para o estacionamento do Sesc Quitandinha – que, segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, é uma das bases operacionais do executivo estadual na cidade e onde está funcionando o Gabinete Emergencial montado pelo Sistema Fecomércio RJ/Sesc RJ.

Atendimento no Pet Móvel Athos Brasil

(Foto: Reprodução Diário do Rio)

A unidade móvel

O Pet Móvel do SENAC Rio de Janeiro foi produzido pela Athos Brasil como uma solução para a demanda de uma unidade móvel de treinamento que proporcionasse aos alunos de cursos de Higiene e Beleza Animal um espaço físico para aulas de capacitação. Com isso, o SENAC RJ passou a atender em locais mais remotos e de difícil acesso em que não há um prédio da instituição.

“No período de duas semanas, nós fizemos todo o projeto executivo, de metalmecânica a hidráulica e elétrica, além dos revestimentos e da marcenaria”, explica Aline Maria de Oliveira, arquiteta da Athos Brasil.

De acordo com a profissional, dentro do Pet Móvel, existem desde áreas para banho e tosa até um espaço para a venda de acessórios para os bichinhos.

Gilmar Cirqueira, projetista sênior da Athos, também destaca que são cerca de 17 metros quadrados bem distribuídos com móveis ergonômicos, corrediças, telescópios e tudo o que é necessário para garantir a comodidade dos animais.

Versatilidade

Com um projeto bem executado baseado em qualidade e segurança, a agilidade e a mobilidade dos veículos adaptados pela Athos asseguram outra característica importante: a versatilidade para atuar em locais e circunstâncias diversas. “O micro-ônibus pode atender em qualquer região da cidade, em parques e nas ruas. Não precisa estar parado para funcionar”, reforça a arquiteta.

Assim, uma unidade móvel cujo foco é voltado à capacitação dos alunos dos cursos do SENAC foi disponibilizada e utilizada para contribuir em um cenário de necessidade e crise como o da cidade de Petrópolis, em que animais resgatados precisam de acolhimento e de cuidados.

Clique aqui para conferir o processo completo de produção da Unidade Pet Móvel!